Publicidade

10-05-2018

Publicidade é o ato de divulgar ou tornar público um facto ou uma ideia. Provém da palavra latina "publicus". Tem como finalidade fornecer informações ou serviços com fins comerciais. É maioritariamente um grande meio de comunicação, com o objetivo de incentivar o consumidor à compra.

Quando e onde nasceu?

Tudo começou na Antiguidade Clássica, em Pompeia. Era feita oralmente por pregoeiros (vendedores de objetos em leilões), embora também tenham sido encontrados vestígios de ''publicidade'' grega e egípcia (pinturas nos muros ou rochas). A publicidade começou a desenvolver-se em 1625, com a intenção de promover um livro ''Mercurius Britannicus''.


Por quem?

Após 100 anos, a publicidade começou a ser vista do ponto de vista do consumidor. Foi impulsionada por Benjamin Franklin, o pai da publicidade. Benjamim trouxe as novidades ao mundo emergente da comunicação empresarial. Desenvolveu-se ao lado do aparecimento dos jornais que começaram a ser utilizados como meios publicitários para promover livros e outros produtos.

Só em 1745 surge o primeiro jornal dedicado exclusivamente à publicidade de anúncios, ''General Advertiser''. 

Em 1841 surgiu a primeira agência publicitária, ''Volney B. Palmer''.


Quais os motivos?

O grande ponto de viragem ocorreu com a Revolução Industrial.

Foi nesta altura que surgiram novas empresas e indústrias. Com o aumento da produção surge uma necessidade de escoar os produtos do mercado, necessitando da publicidade para o fazer.

Por outro lado ocorreu uma grande explosão demográfica, resultando num maior número de potenciais consumidores. Com todo um desenvolvimento económico e industrial cresceu também o mercado publicitário, tornando a publicidade mais persuasiva nas suas mensagens e perdendo, quase por completo, o teor informativo. Tornando assim o produto imposto e não sugerido.

Como evoluiu?

Desenvolvem-se novas tecnologias, sendo o rádio uma das mais importantes para a divulgação de anúncios. Começaram a ser construídas cada vez mais estações de rádio devido a cada vez mais instituições quererem utilizá-las para divulgação dos seus produtos. Devido à popularidade as estações de rádio começaram a cobrar para anunciar as empresas ou produtos. 

Mais tarde, acontece o mesmo com a televisão, sendo atualmente um dos maiores meios difusores de publicidade. A Internet tornou-se uma das maiores plataformas em que podemos encontrar publicidade nas suas mais diversas formas. As redes sociais permitem que os anúncios feitos pelas marcas cheguem a um maior número de pessoas..

Contudo ao longo da evolução da publicidade, o seu objetivo não mudou. Esta continua a ser utilizada para chamar a atenção do público e assim obter lucro.

Mensagens da Publicidade

Mensagem subliminar é uma mensagem escondida que atua no subconsciente da pessoa que é posta em questão através de um modo visual ou auditivo.

São mensagens subentendidas que normalmente têm um objetivo e são utilizadas como um forma de influenciar o comportamento.

© 2018 Inês, Manuel, Rita. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora